Má postura ao pilotar pode causar dor nas costas


postura

A dor nas costas é uma das queixas mais comuns dos brasileiros. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), por conta do estilo de vida da população, 80% das pessoas tem, teve ou terá dor nas costas em algum momento da vida. Um dos fatores que pode causar esse problema é o jeito de pilotar a moto, nas ruas geralmente sofremos o impacto ao passar com a moto em ruas esburacadas e irregulares.

Isso porque, durante o trajeto, a vibração causada, provoca impactos repetitivos na coluna. Por causa disso, o disco que fica entre as vértebras tende a desgastar e perde sua capacidade de amortecimento, provocando a dor. Quando passamos por esses buracos, além dessa vibração causar desgastes na coluna, os músculos naturalmente se contraem, um reflexo natural do nosso corpo, e essa contração causa nódulos de tensão.

Os motoristas de carro também sofrem impacto nas vértebras e músculos, mas nós motociclistas que não temos onde apoiar a coluna, sofremos muito mais e a falta desse apoio agrava o problema.

Algumas dicas simples para evitar a dor nas costas:

  • Tenha consciência que a coluna deve ser protegida e fortalecida com exercícios físicos, alongamento e reeducação postural.
  • Ao pilotar uma moto, seja qual for o estilo dela, o motociclista deve relaxar os ombros sem curvar as costas, as costas curvadas é um erro postural comum, quase todos pilotos de moto ficam com essa postura, principalmente quando querem se proteger do vento. Dependendo da moto, vai muito bem uma bolha para ajudar o “problema” com o vento.
  • O abdômen tem que ficar levemente contraído; procure concentrar-se e praticar esse “exercício” de reeducação postural, faça isso de forma confortável, sem prender a respiração. Esse exercício é para ser realizado o tempo todo que estiver pilotando a moto e quando notar que passara por um buraco ou obstáculo, nesse momento deve contrai-lo com mais força.
  • Usar protetor de coluna além de proteger de uma queda, ajuda a manter as costas ereta, diminuindo as chances de dores e lesão, esse protetor mantém uma postura das costas mais firme.
  • Depois daquela longa viagem ou um bate e volta de moto, aproveite para descansar bem as costas dormindo da forma correta, na hora de dormir o travesseiro ajuda muito a evitar que a dor nas costas aumente. O travesseiro não deve ser muito fino nem muito macio para não alterar a curvatura da coluna. O ideal é que o travesseiro seja da altura entre a cabeça e o ombro para que o sono seja de qualidade.

Texto: Eliana Malizia
Fonte: moto.com.br

Tags:, ,

Comentários & Respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *