Dicas de segurança: Exercícios de Aquecimento antes da pilotagem


aquecimento

Antes de sair com a motocicleta é importante alongar algumas partes do corpo para maior conforto e segurança. Durante a pilotagem, regiões como quadril, braços e pescoço são bastante exigidas e alguns exercícios específicos permitem maior mobilidade.

Estes exercícios servem para alongar os pontos do corpo mais utilizados na pilotagem. Um
aquecimento de apenas 10 minutos pode render um percurso ainda mais tranqüilo.

O primeiro passo é estar preparado para a resistência do ar. Durante as manobras e curvas, é
importante manter o equilíbrio e a postura correta do quadril. O peso do capacete é concentrado no pescoço. Nesse caso, antes de pilotar, é aconselhável que o motociclista, com cuidado, faça um movimento de rotação com a cabeça para os lados e para trás, a fim de deixar os músculos mais relaxados.

Manter a aceleração, acionar o freio dianteiro e a embreagem, por exemplo, são movimentos que
necessitam dos punhos, braços e ombros, que devem estar aquecidos e com boa flexibilidade para acompanhar as ações do motociclista durante o trajeto. Acionar o freio traseiro e o câmbio e dar a partida na motocicleta são tarefas que exigem o apoio dos tornozelos e dos joelhos. Dessa forma é importante deixá-los sempre alongados.

É recomendável fazer o aquecimento completo, não somente antes da viagem, mas também após a chegada, pois o condutor fica muito tempo na mesma posição, o que pode causar cansaço. Se a viagem for muito longa, é indicado fazer algumas paradas para relaxar o corpo.

Outra dica é para o garupa, que apesar de não participar diretamente da pilotagem, deve fazer um alongamento para evitar desconforto, já que passa o trajeto inteiro na mesma posição.

Fonte: Comissão de Moto Segurança do MC Bodes do Asfalto.

E você amigo motociclista, já conhecia essas dicas? Tem mais alguma sugestão para acrescentar nesta lista? Deixe seu comentário e contribua.

Tags:, , ,

Comentários & Respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *